Klickpages
EXPEDIÇÃO

AGULHAS NEGRAS
& PRATELEIRAS

Território

Mantiqueira

Formato

Leave No Trace

Duração/Distância

2 dias / 23 km

PROGRAMA

No planalto do Itatiaia encontram-se os picos mais cobiçados do estado do Rio de Janeiro. O Pico das Agulhas Negras (2.791m) e a Serra das Prateleiras (2.515m) se destacam pela formação rochosa distinta de todas as outras montanhas da Serra da Mantiqueira. O acesso é feito por subidas formadas por várias rampas e lajes de pedras típicas do local. Em alguns pontos é necessário o uso de cordas e cadeirinhas para se ter total segurança. O visual de 360° do alto dos cumes permitem contemplar o Vale do Gigante, Pedra do Altar, Morro do Couto e diversas outras montanhas do Parque Nacional do Itatiaia e região. As suas faces repletas de paredões e fendas são constantemente visitadas por escaladores de todo o Brasil e não pode faltar na sua lista de conquistas!

PONTOS DE INTERESSE

  • Formato Leave No Trace com grupos de tamanho reduzido e conduta de mínimo impacto.
  • Ascenção do Pico das Agulhas Negras (2.791m) e a Serra das Prateleiras (2.515m).
  • Contemplação das principais formações rochosas da parte alta do Parque Nacional do Itatiaia.
  • Pernoite na antiga Casa Alpina, hotel de montanha famoso nos anos 80 construído pelo arquiteto alemão Alfred Heilmann.
  • Alimentação de trilha com produtos locais e produção familiar.

DIA A DIA

Imagem
 Itanhandu-MG
Pernoite: Pousada Local
Duração:   --
Distância:   --
GAE/PAE:   --
DESCRITIVO
Deslocamento da cidade de origem até a cidade de Itanhandu/MG. Transfer da rodoviária para pousada se necessário. Pernoite em acomodação coletiva. Jantar não incluso.
Imagem
Pico das Agulhas Negras (2.791m)
Pernoite: Casa Alpina
Duração: 5 a 7 h
Distância: 11 km
GAE/PAE: 520 m / 470 m
DESCRITIVO
Após café da manhã, transfer de 1h30 até a entrada do Parque. Dia de conquistar o imponente Pico das Agulhas Negras (2.791m), o 5° ponto mais alto do Brasil. Seu acesso é feito pela Rota do Pontão, caminho bastante técnico, uma verdadeira escalaminhada que exige muita desenvoltura para alcançar o topo! Para assinar o livro é necessário a transposição por corda para o cume que se encontra do outro lado, separado por uma enorme fenda. Retorno pela mesma rota. Pernoite na antiga Casa Alpina, hotel de montanha que ganhou fama nos anos 80 pela excelência de seus serviços e pela sua construção projetada pelo arquiteto alemão Alfred Heilmann. Atualmente toda a estrutura integra a sede do Instituto Alta-Montana da Serra Fina, que além de desenvolver vários projetos de pesquisa e ações de Conservação e Preservação da Mata Atlântica, continua hospedando os grupos de montanhistas que frequentam a região. Jantar quente e pernoite em quartos coletivos.
Imagem
Pedra Redonda X Base do Itaguaré
Pernoite: ---
Duração: 4 a 6 h
Distância: 12 km
GAE/PAE: 250 m / 200 m
DESCRITIVO
Após café da manhã, novo transfer para o Parque com o objetivo de conquistar o cume de uma das formações mais interessantes, a Serra das Prateleiras (2.515m), com seus enormes empilhados de pedra que aguçam a nossa imaginação. A trilha ao contrário do Agulhas, onde subimos o tempo todo por dentro de uma enorme fenda, trazendo uma sensação de maior segurança, a subida do Prateleiras é feita pela borda do enorme maciço rochoso, onde maior parte do tempo ficamos expostos junto aos paredões e abismos da montanha. Após alcançarmos o cume, teremos tempo para contemplar a conquista e só depois faremos a descida pela mesma rota. Transfer para a pousada e banho disponível antes de retornar para casa.
ESTÁ INCLUSO
NA EXPEDIÇÃO
2 noites em Pousada c/ café da manhã em acomodação coletiva
Transfer in-out montanha 
Alimentação integral na expedição: café da manhã, lanche de trilha e jantar quente
Taxa de entrada do PARNA Itatiaia
Equipamentos de segurança
Guias locais especializados
Quarto em pousada para banho no final da expedição
Seguro Contra Acidentes Pessoais
Rastreamento via satélite SPOTGen3
NÃO ESTÁ INCLUSO
NA EXPEDIÇÃO
Transporte até  a cidade base
Despesas de hospedagem extra
Jantar da primeira noite e almoço do último dia
Equipamentos não mencionados no roteiro

IMPORTANTE SABER

  • Passagem de ônibus de volta após as 17h.
  • Fique atento às recomendações dos guias, principalmente sobre os equipamentos de segurança para passagens de escalaminhada e se necessário, de rapel.
  • Neste formato é necessário apenas mochila de ataque para carregar lanche de trilha, equipamentos pessoais e água.
  • Recomendamos tomar vacina contra febre amarela 10 dias antes da expedição.
  • A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança que possam comprometer a integridade física do grupo.
  • Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.

CONDIÇÕES DE CANCELAMENTO

Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a MONTANERO fará devolução conforme condições abaixo:

Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor pago antecipadamente;
Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor pago antecipadamente;
Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor pago antecipadamente;
Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução.