Klickpages
EXPEDIÇÃO

CIRCUITO PNI

PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA

Território

Mantiqueira

Formato

Cargueira/FastTrek

Duração/Distância

4 dias / 62 km

PROGRAMA

O Circuito PNI foi criado com objetivo de fazer a conexão dos principais acessos ao maciço do Parque Nacional do Itatiaia, localizado no coração da Serra da Mantiqueira. Durante a expedição vamos acessar diferentes caminhos e vias dessa região privilegia para as atividades ao ar livre e contemplação de suas raras formações geológicas! Faremos as 3 travessias de maior expressão: Ruy Braga, Rancho Caído e Serra Negra. Serão 4 dias de intensa vida de montanha, longas distâncias, cumes, travessias de rios e visuais distintos das faces montanhosas do planalto do Itatiaia! A expedição prevê um formato misto de Cargueira e Fast-Trek, sendo necessário a troca de equipamentos com o apoio de uma logística criativa. Venha vivenciar essa experiência única, provocar seus instintos mais profundos e transpor esse desafio!

PONTOS DE INTERESSE

  • Formato misto com trecho realizado com mochila cargueira e outro com mochila de ataque.
  • Realização das três travessias do primeiro parque nacional criado no Brasil.
  • Visuais em diferentes perspectivas das principais formações rochosas do Parque: Agulhas Negras, Prateleiras, Pedra do Altar, Asa de Hermes, Vale do Aiuruoca e Ovos da Galinha.
  • Uso preferencial pelos produtos artesanais, de produção familiar, alimentos integrais e orgânicos, serviços e mão de obra locais.

DIA A DIA

Imagem
Cruzeiro-SP
Pernoite: Pousada/Hostel Local
Duração:   --
Distância:   --
GAE/PAE:   --
DESCRITIVO
Deslocamento da cidade de origem até a cidade de Cruzeiro/SP. Transfer da rodoviária para pousada se necessário. Pernoite em acomodação coletiva. Jantar não incluso.
Imagem
Travessia Ruy Braga
Pernoite: Abrigo Massenas
Duração: 8 h
Distância: 19 km
GAE/PAE: 1.700 m / 370 m
DESCRITIVO
Café da manhã as 6h e transfer de aproximadamente 40 mim até a cidade de Itatiaia-RJ, onde daremos entrada na portaria da parte baixa do Parque. O primeiro dia é feito com mochilas cargueiras subindo a rota conhecida como Ruy Braga, que nos leva a base das montanhas da parte alta e entre os principais vales que nos levarão para todas as direções dessa histórica região. Na subida da serra, além de diferentes perspectivas dos picos do planalto, cruzaremos também antigos abrigos, com destaque para o abrigo Massena, a 2.200m de altitude, que recebeu esse nome em homenagem a José Franklin Massena, pioneiro do alpinismo brasileiro, o primeiro a escalar o pico das Agulhas Negras, em 1856, que para ele se constituía no pico mais alto do Brasil. Pernoite em barraca e jantar.
Imagem
Travessia Rancho Caído
Pernoite: Pousada local/Moromba
Duração: 10 a 12 h
Distância: 21 km
GAE/PAE: 560 m / 1.600 m
DESCRITIVO
Antes do sol nascer já estaremos todos em marcha até chegar ao Abrigo Rebouças onde faremos uma pausa para reforçar o café da manhã e fazer a troca de equipamentos – de mochila cargueira para mochila de ataque. A próxima Travessia é o Rancho Caído, que segue circo-navegando as montanhas do planalto do Itatiaia, favorecendo visuais em diferentes perspectivas da Pedra do Altar, Asa de Hermes, Vale do Aiuruoca, Ovos da Galinha e outras paisagens pouco avistadas! A travessia em apenas um dia é sem dúvida um grande desafio, do Abrigo Rebouças até a Vila da Maromba são aproximadamente 26km. Durante o percurso faremos paradas de hidratação e para um lanche reforçado. Chegando em Maromba a recompensa será uma acomodação confortável em pousada e jantar quente.
Imagem
Travessia Serra Negra / Maromba x Matão
Pernoite: Acampamento
Duração: 5 a 6  h
Distância: 11 km
GAE/PAE: 900 m / 490 m
DESCRITIVO
Após café da manhã é hora de continuar o circuito pelo Parque! O próximo trecho é um antigo caminho conhecido como a rota do queijo, trilhas centenárias usadas até hoje pelos tropeiros para levar aos vilarejos os produtos da região. A trilha começa na cota aproximada de 1.300m de altitude do Rio Preto, que divide os estados de Minas e Rio e segue 8km montanha a cima e mais 3km pelos campos altos, via Serra Negra, nossa terceira travessia durante a expedição. O pernoite será em uma pousada/abrigo de uma atenciosa família mineira do vilarejo Matão, onde será o nosso jantar com uma deliciosa comida caseira. Pernoite em acomodações coletivas.
Imagem
Travessia Serra Negra / Matão x Posto Marcão
Pernoite: ---
Duração: 5 a 6 h
Distância: 11 km
GAE/PAE: 1.000 m / 350 m
DESCRITIVO
Após café da manhã, dia de fazer a última conexão. A caminhada segue em mata fechada por aproximadamente 5km, passando dentro da grota formada pelo rio Aiuruoca e Diamante, trecho que se destaca pelo alto grau de preservação da Mata Atlântica. Em seguida, faremos um caminho alternativo que nos levará novamente a parte alta do Parque. Serão mais 6km km de subida, onde se observa a transição das matas altas para os campos rupestres, até fecharmos o circuito e chegarmos em nosso transfer a caminho da Garganta do Registro. Almoço em restaurante na descida da serra e regresso para pousada para banho antes de voltar pra casa! Fim dos serviços.
ESTÁ INCLUSO
NA EXPEDIÇÃO
3 pernoites em pousada c/ café da manhã
(quarto coletivo)
1 pernoite em abrigo de montanha
Transfer in-out montanha
Alimentação integral na expedição (café, lanche de trilha e jantar quente)
Almoço do último dia
Barracas duplas para pernoite
Tralhas de Cozinha
Guias locais especializados
Banho no final da caminhada
Seguro Contra Acidentes Pessoais
Rastreamento via satélite SPOTGen3
NÃO ESTÁ INCLUSO
NA EXPEDIÇÃO
Transporte até Cruzeiro/SP
Jantar da primeira noite
Despesas de hospedagem extra
Equipamentos não mencionados no roteiro

IMPORTANTE SABER

  • Neste roteiro é necessário de uma mochila cargueira e uma mochila de ataque.
  • Passagem de ônibus de volta após as 17h.
  • O cliente deverá ter em sua mochila recipiente de no mínimo 2 litros para carregar sua água de consumo diário; e também irá carregar no primeiro dia sua própria barraca, equipamentos e acessórios individuais, além de compartir a comida de consumo coletivo.
  • Recomendamos tomar vacina contra febre amarela 10 dias antes da expedição.
  • A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança que
    possam comprometer a integridade física do grupo.
  •  Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.

CONDIÇÕES DE CANCELAMENTO

Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a MONTANERO fará devolução conforme condições abaixo:

Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor pago antecipadamente;
Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor pago antecipadamente;
Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor pago antecipadamente;
Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução.