Klickpages
EXPEDIÇÃO

KALUNGA / Goiás

Vão de Almas x Funil do Paranã

Território

Chap. dos Veadeiros

Formato

Fast Trek

Duração/Distância

4 dias / 45 km

PROGRAMA

Localizado no nordeste goiano, próximo à divisa com o Estado de Tocantins, o Sítio Histórico e Patrimônio Cultural KALUNGA abriga uma das maiores comunidades de remanescentes de quilombolas do Brasil. Isolados geograficamente por mais de duzentos anos, os Kalunga desenvolveram um modo próprio de viver em harmonia com o cerrado, verdadeiros guardiões deste bioma tão ameaçado pelos campos de soja que se expandem pelo planalto central. O conhecimento sobre as plantas, frutos e raízes do cerrado brasileiro, reconhecido como a savana de maior biodiversidade do mundo, é um legado deixado pelas gerações passadas. Nossa expedição foi cuidadosamente planejada para fomentar o Turismo de Base Comunitária, trazendo novas alternativas de renda para as famílias Kalunga, valorizando suas tradições e suas relações de respeito com a terra. Durante a travessia de 45km vamos transpor o instigante Vão de Almas, a todo momento surpreendidos pelas cachoeiras, rios e piscinas naturais que nos dão força para enfrentar o forte calor típico deste ambiente, até chegar ao funil do rio Paranã. Os pernoites são em acampamentos no terreiro de famílias a espera da nossa visita, momento mágico de troca e aprendizagem sobre a vida. E já vai se acostumando em escutar palavras como angico, jatobá, sucupira, baru, pequizeiro, pindoba e nega-mina, de tantas outras que vão passar a fazer parte do seu vocabulário.

PONTOS DE INTERESSE

  • Formato fast-trek – mochila de ataque e carro de apoio com a estrutura de acampamento e alimentação coletiva
  • Contato com bioma Cerrado em excelente estado de conservação
  • Contato com a cultura tradicional dos Kalunga
  • Contemplação do Vão de Almas e do funil do rio Paranã de rara beleza cênica
  • Banho em diversas cachoeiras de águas cristalinas do rio Capivara
  • Fornecimento da estrutura completa de acampamento
  • Uso preferencial pelos produtos artesanais, de produção familiar, alimentos integrais e orgânicos, serviços e mão de obra locais.

DIA A DIA

Imagem
Brasília x Cavalcante/GO
Pernoite: Acampamento Kalunga
Duração:   --
Distância:   --
GAE/PAE:   --
DESCRITIVO
Saída de Brasília em transporte fretado às 9:00 da manhã em direção a Chapada dos Veadeiros. Parada para almoço em Alto Paraíso. Nossa viagem continua para município de Cavalcante, a 320km da capital federal, nordeste de Goiás. Em seguida são mais 30km de estrada de terra até o povoado do Engenho, já localizado em terras kalunga. A noite teremos tempo para um briefing sobre a expedição. Jantar e pernoite em barraca.
Imagem
Base dos Marins x Pedra Redonda
Pernoite: Acampamento Kalunga
Duração: 6 h
Distância: 16 km
GAE/PAE: 300 m / 930 m
DESCRITIVO
Após café da manhã, saída às 7h de carro até a comunidade do Engenho II, localizada a 28km de Cavalcante. O trekking começa por uma trilha cavaleira em mata fechada e durante boa parte do dia predomina a perda de altitude. Logo de início temos pela frente a Cachoeira Candaru dando as boas vindas pra quem busca o fundo do vale. Na sequência a Cachoeira do Lageado, Cachoeira de Santo Antônio, até chegar em uma prainha às margens do rio Capivara, local conhecido como Pequizeiro. E sem percebermos metade do caminho já se foi, abstraídos pela magia do lugar. Depois de um lanche reforçado e bastante água para hidratação, enfrentamos mais 7km até a casa de Maria, nossa anfitriã, que tem orgulho de contar como criou uma família inteira com a força do próprio braço. No quintal a prensa de mandioca e o tacho pra fazer a farinha, o pilão para socar o gergelim ou uma paçoca de carne, tijolos de adobe secando no chão, um pouco de galinha, de gado, o excedente trocado por feijão. E ainda tem tempo de extrair óleos de plantas medicinais ou de uso na cozinha como o óleo de pequi ou do coco indaiá. Refeição kalunga e pernoite em barracas.
Imagem
Vão de Almas
Pernoite: Acampamento Kalunga
Duração: 8 h
Distância: 21 km
GAE/PAE: 180 m / 180 m
DESCRITIVO
Café da manhã junto com os primeiros raios de sol. Bem cedo já estaremos na trilha para o dia mais longo da travessia. Logo no início teremos um banho no rio Capivara, mas depois serão aproximadamente 10km de trilha até o próximo ponto de água. Este trecho é um verdadeiro campo escola sobre as plantas do cerrado, apresentadas de forma espontânea pelo nosso guia Kalunga. Em seguida são 5km por estrada de terra praticamente deserta, exigindo muita resistência ao calor e um passo firme para não amolecer no meio do caminho. De repente nos deparamos com uma vila de casas improvisadas, erguidas com tijolo adobe e forradas com palhas de coqueiro pindoba, todas desabitadas. É o local do festejo, onde há mais de um século as famílias Kalunga se reúnem uma vez por ano para celebrar suas tradições de louvor e também para diversão com muita música, comida e bebida. O próximo local de pouso é na casa da família de Tintina, que fica a 40min dali, no encontro do rio Branco com o rio Paranã. Refeição e pernoite em barracas.
Imagem
Vão de Almas x Teresina de Goiás
Pernoite: ---
Duração: 3 h
Distância: 8 km
GAE/PAE: 190 m / 180 m
DESCRITIVO
O último dia ainda nos reserva muitas surpresas. Após café da manhã seguiremos por trilha entre árvores centenárias, testemunhas que o cerrado ali permanece em alto estágio de conservação graças ao modo de viver integrado dos Kalunga com o ambiente natural. A trilha muda de terreno e vai beirando as rochas que formam as fortes corredeiras do rio Paranã, com visuais de grande apelo cênico. Embora seja uma comunidade quilombola reconhecida pela Fundação Palmares, cujo território é certificado pelo INCRA, os Kalunga ainda sofrem a pressão de fazendeiros que ocupam de forma ilegal suas terras, sendo o turismo de base comunitária uma ferramenta poderosa para uma melhor qualidade de vida e de resistência na defesa do cerrado. Ao final da trilha nosso carro de apoio estará nos esperando para o retorno. Seguiremos por Teresina de Goiás e no caminho faremos uma parada para banho, troca de roupa e almoço. Previsão de chegada em Brasília às 20h.
ESTÁ INCLUSO
NA EXPEDIÇÃO
1 pernoite em camping em Cavalcante/GO
2 pernoites em camping Kalunga
Transporte DF x Kalunga x DF
Porteio da estrutura de acampamento e alimentação
Alimentação integral (café da manhã, lanche de trilha e jantar quente)
Barracas duplas para pernoite
Guia Montanero e Guia Kalunga
Taxas da Associação Kalunga
Local para banho no final da expedição
Seguro Contra Acidentes Pessoais
Rastreamento via satélite SPOTGen3
NÃO ESTÁ INCLUSO
NA EXPEDIÇÃO
Transporte até  Brasília
Almoço do primeiro e último dia
Despesas de hospedagem extra
Equipamentos não mencionados no roteiro

IMPORTANTE SABER

  • Para os que vierem de avião, o horário de chegada até as 8:30 do primeiro dia e de volta após as 21h do último dia de expedição.
  • Neste roteiro não é necessário carregar saco de dormir, barraca e isolante térmico, apenas uma mochila média suficiente para carregar lanche, equipamentos pessoais e água.
  • A estrutura do município de Cavalcante é simples. Não tem caixas eletrônicos ou bancos disponíveis e apenas alguns estabelecimentos aceitam cartão, portanto leve dinheiro em espécie. A operadora Vivo é a única com cobertura na região.
  • Recomendamos tomar vacina contra febre amarela 10 dias antes da expedição.
  • A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança
    que possam comprometer a integridade física do grupo
  • Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.

CONDIÇÕES DE CANCELAMENTO

Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a MONTANERO fará devolução conforme condições abaixo:

Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor pago antecipadamente;
Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor pago antecipadamente;
Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor pago antecipadamente;
Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução.