Klickpages
TRAVESSIA

SERRA DO CIPÓ

ALTO PALÁCIO X SERRA DOS ALVES

Território

Espinhaço

Formato

Cargueira

Duração/Distância

3 dias / 40 km

PROGRAMA

O Parque Nacional da Serra do Cipó se encontra à 100km da Belo Horizonte e faz parte da Serra do Espinhaço, a maior cadeia montanhosa do país, com mais de 1.200 Km entre os estados de Minas Gerais e Bahia. A Travessia Serra do Cipó – Alto Palácio x Serra dos Alves – foi a primeira oficialmente aberta para visitação e se destaca por acessar as terras mais remotas do Parque, onde predomina a pitoresca paisagem formada pelos campos rupestres, com alto grau de diversidade florística e de endemismo de suas espécies. O percurso passa pelo Travessão, acidente geográfico de singular beleza cênica, um divisor de águas das bacias do Rio São Francisco e do Rio Doce dentro dos limites do Parque Nacional. Caminhando pelos extensos planaltos ondulados é possível avistar os principais cumes da região como Pico do Breu, da Lapinha, Pedra do Elefante e da Serra do Caraça. Os dois locais permitidos para acampamento durante a travessia contam com uma estrutura simples de abrigo, Casa de Tábuas e Casa de Currais, localizados próximos à cursos d’água. A expedição termina no pequeno vilarejo colonial formado aos pés da Serra dos Alves, na borda oeste do Espinhaço, onde reside uma comunidade rica em costumes tradicionais e guardiã de um modo simples de viver.

PONTOS DE INTERESSE

  • Trekking em campos rupestres com alto grau de diversidade florística e de endemismo. Destaque para as espécies de Canela de Ema Gigante e de Sempre Viva.
  • Mirante do Travessão com visual para os cânions do Vale do Rio do Peixe
  • Vivência de uma autêntica expedição de montanha com mochilas cargueiras
  • Chegada no pequeno vilarejo Serra dos Alves no entorno do Parque.
  • Observação de pinturas rupestres em bom estado de conservação

DIA A DIA

Imagem
BH x Serra do Cipó x Alto Palácio x Casa de Tábuas
Pernoite: Acampamento Casa de Tábuas
Duração:   8  h
Distância:   17 km
GAE/PAE:   730m / 650m
DESCRITIVO
Saída de Belo Horizonte às 5:30 em transporte fretado com destino à Serra do Cipó, seguindo até a portaria do parque Alto Palácio. Deslocamento de aproximadamente 2:30hs com parada no caminho para reforçar o café da manhã. O primeiro trecho da travessia tem 8km com subidas de baixa inclinação, passando próximo da cota de 1.500m de altitude, seguida de uma descida mais acentuada até o local da nossa primeira parada, uma pequena lapa onde se encontra preciosas pinturas rupestres em bom estado de conservação. O segundo trecho é o grande atrativo do dia, cruzar os 3km que forma o Travessão, único local possível de atravessar a montanha na direção Norte-Sul, daí a origem de seu nome. Trata-se de uma passagem muito utilizada antigamente por tropeiros que abasteciam a região da Estrada Real. O Travessão é divisor entre o Vale da Bocaina e o Vale do Rio do Peixe. Até a Casa de Tábuas, local do nosso primeiro pernoite, são mais 6km com a subida mais forte de toda a travessia, cerca de 480m de elevação acumulada. Jantar e pernoite em barraca.
Imagem
Casa de Tábuas x Casa dos Currais
Pernoite: Acampamento Casa de Tábuas
Duração: 6 h
Distância: 11 km
GAE/PAE: 340 m / 330 m
DESCRITIVO
Após café da manhã, nosso rumo continua apontando para o Sul, seguindo o desenho do relevo que forma essa imensa cadeia montanhosa. O primeiro trecho até a nossa próxima base começa com uma longa subida até o ponto mais alto da travessia, acima de 1.600m. Pelo caminho teremos contato com exemplares de canelas-de-ema gigantes, atravessaremos fragmentos de mata fechada e após contornar o ponto culminante do parque seguiremos por trilhas que se perdem pelos extensos planaltos ondulados, perdendo altitude, até chegar na Casa dos Currais. O abrigo desta parada conta com uma bica de água potável, banheiro seco, chuveiro de lata e fogão a lenha, além do rio com pequeno poço para banho que passa bem próximo da casa. Jantar e pernoite em barraca.
Imagem
Casa dos Currais x Serra dos Alves x BH
Pernoite: ---
Duração: 6 h
Distância: 12 km
GAE/PAE: 180m / 750m
DESCRITIVO
O último dia ainda nos reserva grandes surpresas. Após café da manhã seguiremos pelos campos altos em trajeto suave e bastante contemplativo, antes de iniciar uma longa descida de 6km, passando pelo mirante natural do Cânion Boca da Serra e pela Cachoeira dos Cristais, ideal para um banho antes de chegar no nosso destino final. A caminhada segue até cruzar o rio Tanque, onde nosso transfer estará nos aguardando para nos levar até o povoado da Serra dos Alves, pertencente ao município de Itabira. No pequeno vilarejo teremos a nossa espera um delicioso almoço caseiro e local para banho antes de voltar para Belo Horizonte. Previsão de chegada em BH às 20h.
ESTÁ INCLUSO
NA EXPEDIÇÃO
2 noites em acampamento
Transfer BH x Serra do Cipó
Transfer Serra dos Alves x BH
Alimentação integral na expedição: café da manhã, lanche de trilha e jantar quente
Barracas duplas para pernoite
Tralhas de Cozinha
Guias especializados
Banho no final da expedição
Seguro Contra Acidentes Pessoais
Rastreamento via satélite SPOTGen3
NÃO ESTÁ INCLUSO NA EXPEDIÇÃO
Transporte até Belo Horizonte
Almoço do último dia em Serra dos Alves
Despesas de hospedagem extra
Equipamentos não mencionados no roteiro

IMPORTANTE SABER

  • Para os que vierem de ônibus deve-se atentar para chegada em BH antes das 5:30 do primeiro dia da expedição e retorno depois das 20h do último dia.
  • Para os que vierem de carro, existe a opção de encontrar na rodoviária de BH ou na Serra do Cipó.
  • Para os que vierem de avião local de encontro a combinar.
  • O cliente deverá ter em sua mochila recipiente de no mínimo 3 litros para carregar sua água de consumo diário; e também irá compartir e carregar em sua mochila toda estrutura coletiva da expedição como barraca, comida e água. Serviço de carregador opcional.
  • Recomendamos tomar vacina contra febre amarela 10 dias antes da expedição.
  • A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança que
    possam comprometer a integridade física do grupo.
  •  Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.

CONDIÇÕES DE CANCELAMENTO

Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a MONTANERO fará devolução conforme condições abaixo:

Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor pago antecipadamente;
Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor pago antecipadamente;
Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor pago antecipadamente;
Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução.