Klickpages
TRAVESSIA

VALE DO MACACO

CHAPADA DOS VEADEIROS - GOIÁS

Território

Chapada dos Veadeiros

Formato

Cargueira

Duração/Distância

2 dias / 31 km

PROGRAMA

Durante dois dias cruzaremos vales e cânions de rara beleza cênica, lugares ainda pouco visitados na Chapada dos Veadeiros. Partiremos de Alto Paraíso caminhando até a escadaria de pedra do Morrão, que nos levará ao Portal do Sertão Zen – a planície da Serra da Baliza. Após alguns quilômetros nos campos de altitude contornaremos as margens do córrego Ferreirinha até alcançar o mágico paredão de mais de 150 metros de altura de frente ao Vale do Rio Macaco. Desceremos o Vale em um trekking verdadeiramente cênico, até alcançar nossa base de apoio na beira do Rio Macaco. O segundo dia será dedicado a explorar este atrativo extremamente pouco visitado: os cânions e a sequência de cachoeiras do Rio Macaco, com suas impressionantes quedas, seus enormes lajeados, praias, piscinas para banho e a oportunidade de praticar psicobloc – onde poderemos brincar de subir as rochas em seguida nos jogando nas águas profundas do cânion. Este roteiro é perfeito para um final de semana!

PONTOS DE INTERESSE

  • Formato cargueira
  • Cachoeiras e cânions do Vale do Rio Macaco com pouquíssima visitação
  • Contemplação do Sertão Zen de rara beleza cênica
  • Alimentação com produtos típicos da região

DIA A DIA

Imagem
Alto Paraíso
Pernoite: Hostel
Duração:   --
Distância:   --
GAE/PAE:   --
DESCRITIVO
Encontro em Alto Paraíso. Transfer da rodoviária para Hostel se necessário. Pernoite em acomodação coletiva. Jantar não incluso.
Imagem
Alto paraíso X Vale do Rio Macaco
Pernoite: Camping Vale do Macaco 
Duração: 6 a 8 h
Distância: 24 km
GAE/PAE: 591 m / 913 m
DESCRITIVO
Após o café da manhã, partiremos caminhando pelas ruas de Alto Paraíso em direção a escadaria de pedra do Morrão. Subiremos um desnível de aproximadamente 300 metros até os campos de altitude, avistando o Vale do Moinho e a Cachoeira Cristais. Contornaremos o córrego Ferreirinha até o topo do Sertão Zen, onde na época das águas avistaremos a queda de 150 metros dentro do vale, protegida por totens de quartzito que cercam a região. Seguiremos em um trekking cênico pelo Vale do Rio Macaco, onde seremos recebido pelo sorridente Zezinho – Kalunga do maior território de remanescentes quilombolas do Brasil. Poderemos ainda tomar banho de rio e jantar à beira do fogão a lenha. Pernoite em barracas.
Imagem
Cachoeiras do Rio Macaco
Pernoite: ---
Duração: 6 a 8  h
Distância: 7 km
GAE/PAE: 245 m / 363 m
DESCRITIVO
Após o café da manhã, o terceiro dia é todo dedicado pra um ataque (bate e volta) ao grande complexo das Cachoeiras do Rio Macaco. Iniciaremos pela cachoeira da Escadaria, que tem uma queda positiva de 30 metros de altura e oferece em suas profundas piscinas a oportunidade de praticar psicobloc nas paredes dos seus cânions. Seguiremos pela praia até a trilha e depois uma escalaminhada nos até a base da cachoeira Catedral, onde suas piscinas de dois níveis formam um verdadeiro ‘altar’ diante de uma queda d’água com mais de 50 metros de altura. Podemos ainda seguir mais um pouco e avistar o Elo Perdido, com sua impressionante sequência de quedas e cânions, formando paisagens deslumbrantes no meio do cerrado. Retornaremos a base de apoio para almoço, banho e resgate em caminhonetes 4x4 até Alto Paraíso com chegada prevista no fim do dia.
ESTÁ INCLUSO
NA EXPEDIÇÃO
1 pernoite em acomodação coletiva
1 pernoite em barraca dupla
Transfer Vale do Rio Macaco em 4x4 até Alto Paraíso
Café da manhã, lanche de trilha e jantar quente durante a trilha
Tralhas de cozinha
Barracas duplas para pernoite (opcional single)
Guias locais especializados
Seguro Contra Acidentes Pessoais
NÃO ESTÁ INCLUSO
NA EXPEDIÇÃO
Transporte até Alto Paraíso (valor sob consulta)
Despesas de hospedagem extra
Jantar da primeira noite
Equipamentos não mencionados no roteiro (opção de aluguel)

IMPORTANTE SABER

  • Ponto de encontro: Hostel Catavento ou rodoviária de Alto Paraíso.
  • Neste formato o cliente irá compartir e carregar em sua mochila toda estrutura coletiva de expedição como
    barraca, comida e água.
  • Recomendamos tomar vacina contra febre amarela 10 dias antes da expedição.
  • A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança que possam comprometer a integridade física do grupo.
  • Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.

CONDIÇÕES DE CANCELAMENTO

Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a MONTANERO fará devolução conforme condições abaixo:

Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor pago antecipadamente;
Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor pago antecipadamente;
Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor pago antecipadamente;
Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução.