A Expedição
A Transespinhaço é a trilha mãe de Minas Gerais e uma das principais trilhas de longo curso do Brasil. Seu trajeto se entende ao longo do Espinhaço mineiro, interligando 48 áreas protegidas, podendo chegar a mais de 1.200 km de extensão, das proximidades de Belo Horizonte até a o norte de Minas.
Para esta edição especial escolhemos dois trechos da Transespinhaço que se destacam pelo forte apelo cênico dos atrativos visitados, passando por cânions, cachoeiras, sítios arqueológicos, campos rupestres, cumes e claro, por juntar duas travessias de trekking com direito a camping selvagem, gastronomia de montanha e contato direto com famílias locais que nos recebem em suas casas para uma boa prosa ao redor do fogão a lenha.
Toda a logística conta com uma equipe de apoio em carro 4×4 e também com tropa de mula quando necessário para transportar toda a estrutura de acampamento e alimentação coletiva. Dessa forma, será necessário apenas uma mochila de ataque para carregar somente o necessário para cada dia de trekking.
O roteiro completo passa por 4 Parques Estaduais, incluindo um dia de visita em fazenda de produção do famoso queijo do serro, passeio off road pelo histórico vilarejo de Biribiri e fechando em grande estilo em noite de Vesperata em Diamantina. Se preferir, você pode escolher se quer participar somente de um dos trechos ou encarar os 90km pela única cordilheira do Brasil:
PARTE 1: TABULEIRO X PEIXE TOLO – 30/05 a 02 de junho
4 dias de trekking | 43 km | +1120m – 1780m
- Cachoeira do Tabuleiro (maior de Minas e 3a mais alto do Brasil)
- Rota das 10 Cachoeiras com destaque para a Cachoeira do Tabuleiro (maior de Minas e 3a mais alto do Brasil), cachoeira do Altar, Rabo de Cavalo e Bocaina.
- Canion do Peixe Tolo
- Parque Estadual Serra do Intendente
- Parque Municipal Natural do Tabuleiro
PARTE 2: PICO DO ITAMBÉ – RIO PRETO + DIAMANTINA – 03 a 08 de junho
3 dias de trekking | 47 km | +2030m – 2390m
- 2 dias de passeio off-road (queijo do Serro e Vila do Biribiri)
- 1 dia em Diamantina (Vesperata)
- Parque Estadual do Pico do Itambé
- Parque Estadual do Rio Preto
- Parque Estadual do Biribiri
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Território
EspinhaçoFormato
Sem CargueiraDuração / Distância
11 dias / 90 kmAcomodações
Camping / Hostel / Quarto coletivoDificuldade Técnica Percurso por trilhas com obstáculos ou degraus irregulares, de tamanho, altura e inclinação diferentes. Percurso fora de trilhas e por terrenos irregulares. Travessias de áreas pedregosas ou com afloramentos rochosos (lajes de pedras). Trechos de pedras soltas, pedreiras instáveis, raízes muito expostas, areões ou grandes erosões. (ABNT NBR 15505-2:2008) ESCALA DE 1 À 5
Esforço Físico Refere-se à quantidade de esforço físico requerido para cumprir o percurso, levando em conta extensão e desníveis (subidas e descidas), considerando um cliente comum (ABNT NBR 15505-2:2008) ESCALA DE 1 À 5
Itinerário
DIA 1: Tabuleiro/parte alta
TRAVESSIA TABULEIRO X PEIXE TOLO
DIA 1:
- Transfer: saída às 5:30 de Belo Horizonte/Aeroporto de Confins. 160km (aproximadamente 3h)/Transfer incluído.
- Trekking: 8 km sem cargueira (mochila de ataque)
- Altimetria: +240m -360m
- Acomodação: Camping (com estrutura de banheiro, banho quente e cozinha de apoio)
Caminhada já se inicia na portaria da parte alta do Parque Natural do Tabuleiro. O primeiro trecho é uma descida sem muito esforço até chegar nas piscinas naturais do Ribeirão do Campo antes de formar a maior a cachoeira de maior queda livre de Minas Gerais e a terceira mais alta do Brasil – a Cachoeira do Tabuleiro. Depois de um piquenique caprichado seguimos a pé até a casa da nossa primeira anfitriã dessa jornada, a família de Dona Maria e Zé de Olinta. Jantar comida caseira e camping estruturado.
OBS: Para os que vierem de avião chegada em BH na véspera da expedição.
DIA 2: Tabuleiro x Alto do Peixe Tolo
DIA 2:
- Trekking: 14 km sem cargueira (mochila de ataque)
- Altimetria: +360m -270m
- Acomodação: Camping selvagem (com estrutura de banheiro ecológico)
A rota segue pela crista principal da TransEspinhaço sentido cabeceira do Cânion do Peixe Tolo, nos limites do Parque Estadual da Serra do Intendente. O percurso é um misto de antigas estradas de terras e trilhas cavaleiras ainda usadas pelos nativos da região. Com o apoio de um veículo 4×4 teremos acesso à nossa estrutura de acampamento em área selvagem para uma noite com a promessa de céu estrelado e de uma farta gastronomia de montanha.
DIA 3: Alto do Peixe Tolo x Cachoeira do Altar
DIA 3:
- Trekking: 13 km sem cargueira (mochila de ataque)
- Altimetria: +340m -990m
- Acomodação: Camping (com estrutura de banheiro, banho quente e cozinha de apoio)
Café da manhã montanero e dia de curtir o visual impressionante do Cânion do Peixe Tolo. Seguindo pela margem direita do cânion, a rota predomina em declive suave até chegar no alto da Cachoeira do Altar, formada por grandes piscinas naturais e um lajeado de pedras que nos convidam para uma parada contemplativa e de descanso. Nosso destino do dia é a parte baixa da cordilheira, onde dessa vez, seremos recebidos pela família da Duce.
DIA 4: Rabo de Cavalo x Bocaina
DIA 4:
- Trekking: 8 km sem cargueira (mochila de ataque)
- Altimetria: +180m -160m
- Acomodação: Camping (com estrutura de banheiro, banho quente e cozinha de apoio)
Após café da manhã vamos curtir um pouco mais da Rota das 10 Cachoeiras, visitando as duas principais cachoeiras que se encontram confinadas entre os paredões dos cânions da região: a Cachoeira Rabo de Cavalo e da Bocaina. Vamos finalizar com um almoço de confraternização para quem completou o primeiro trecho da Transespinhaço.
- TRANSFER: para quem escolheu apenas o primeiro trecho segue com o nosso transfer de volta para BH com chegada prevista para 21h.
DIA 5: Serro x Santo Antônio do Itambé
DIA OFF: QUEIJO DO SERRO
DIA 5:
Dia de deslocamento em carro 4×4 pela Estrada Real ente Conceição do Mato Dentro até Santo Antônio do Itambé. No caminho faremos uma parada na Fazenda Ventura para conhecer o modo de produção do famoso queijo do Serro, registrado como patrimônio imaterial no Brasil. o queijo da Fazenda Ventura já ganhou diversas premiações nacionais e internacionais pela qualidade do seu produto. Parada na cidade histórica do Serro para almoço e tour pelos empórios antes de chegar no nosso próximo ponto de pernoite em Santo Antônio do Itambé.
- Acomodação: Pousada (quarto coletivo)
- TRANSFER: para quem escolheu apenas o segundo trecho sai de BH às 6h com nosso transfer para se encontrar com o grupo na cidade do Serro.
DIA 6: Pico do Itambé
TRAVESSIA INTERPARQUES ITAMBÉ X RIO PRETO
DIA 6:
- Trekking: 15 km sem cargueira (mochila de ataque)
- Altimetria: +960m – 1050m
- Acomodação: Camping (com estrutura de banheiro e cozinha de apoio)
Dia de começar nosso segundo trecho da TransEspinhaço, dessa vez conectando os parques estaduais Pico do Itambé e Rio Preto, com o apoio de mulas cargueiras para o transporte da estrutura de acampamento. Iniciamos com um deslocamento de carro dentro do parque até a base do emblemático Pico do Itambé. São 6km de subida com quase mil metros de ganho de altimetria até alcançar o teto do sertão mineiro com 2.052m de altitude, de onde é possível avistar as paisagens que formam o Vale do Jequitinhonha. A descida é pela face oposta do cume em direção de mais uma base de famílias tradicionais que nos recebe para um pernoite e com comida no fogão a lenha.
DIA 7: Conexão InterParques
DIA 7:
- Trekking: 15 km sem cargueira (mochila de ataque)
- Altimetria: +790m -510m
- Acomodação: Camping (com estrutura de banheiro e cozinha de apoio)
Após café da manhã, preparamos nossas cargas seguem com tropa de mula, para iniciar um longo trecho de caminhada, passando por moradias de antigos quilombos, isolados pela geografia acidentada do lugar, até o topo do Chapadão dos Couto, já dentro da área do Parque Estadual do rio Preto. Nosso pernoite é acampado na antiga Casa de Mozart, antigo morador guardião deste lugar e que hoje serve de apoio aos brigadistas, funcionários do parque e montanhistas que visitam a região.
DIA 8: Parque Estadual do Rio Preto
DIA 8:
- Trekking: 17 km sem cargueira (mochila de ataque)
- Altimetria: +280m -830m
- Acomodação: chalés (quarto coletivo)
Café da manhã e despache da carga pesada com a tropa de mulas cargueiras. Dia com muita água para banho durante o caminho. A primeira parte são aproximadamente 10km de descida até às praias de areia branca da Cachoeira do Crioulo, cartão postal do parque. Parada para banho e um lanche revigorante antes de continuar os 7 km finais, passando por mirantes para a formação geológica do parque e em contato direto com diversas espécies da flora local, com destaque para o monjolo, pau pereira, candeia, sucupira, pau d’óleo, peroba, ipê, araticum, carvalho e várias espécies de sempre-vivas. Jantar no restaurante do Parque.
DIA 9: Parque Estadual do Biribiri
DIA 9:
Dia de passeio off-road até o Parque Estadual do Biribiri, onde se encontra uma joia rara do patrimônio cultural de Diamantina, a histórica Vila do Biribiri formada por construções remanescentes de antiga fábrica têxtil e que hoje funcionam como hospedaria e restaurante para os visitantes do Parque. Antes do almoço tem o opção mais um banho na fotogênica Cachoeira dos Cristas.
- Acomodação: Hostel em Diamantina (quarto coletivo)
DIA 10: Vesperata de Diamantina
DIA 10:
A Vesperata é um concerto ao livre, realizado no Centro Histórico de Diamantina, e consiste numa espécie de serenata ao contrário, em que os músicos tocam nas sacadas dos casarões e são acompanhados pelo público que fica na rua, junto dos maestros que fazem a regência. Enquanto acompanhamos as apresentações, teremos uma mesa reservada para o nosso grupo, onde são servidas bebidas e pratos típicos da gastronomia local, numa prazerosa combinação entre o gosto musical e o paladar.
- Acomodação: Hostel em Diamantina (quarto coletivo)
DIA 11: Diamantina x Belo Horizonte
DIA 11:
Saída de Diamantina em transporte privativo às 9h da manhã para Belo Horizonte. São 290km, 4h de deslocamento aproximadamente, com chegada prevista em BH às 14h. Fim dos serviços.
DESTAQUES
2 travessias em 1: opção de escolher uma das travessias da Transespinhaço
Visita à parte alta da Cachoeira do Tabuleiro (273m), 3ª mais alta do Brasil; cachoeiras Rabo de Cavalo, Bocaina, do Criolo e dos Cristais.
Visita ao vila de Biribiri, centro histórico do Serro e Diamantina
Reserva da Biosfera:contato com o bioma do cerrado típico do Espinhaço meridional
Uso preferencial pelos produtos artesanais, de produção familiar, alimentos integrais e orgânicos, serviços e mão de obra locais
Refeições caseiras servidas pelas famílias tradicionais que vivem um modo particular na serra do Espinhaço
Experiência de pernoites em diferentes formatos: acampamento selvagem, camping estruturado, pousadas e hostel.
Vesperata de Diamatina (parte 2: Travessia Pico do Itambe x Rio Preto)
Apoio de carro 4×4 e mulas cargueiras para transporte da estrutura de acampamento
Conduta de mínimo impacto Leave No Trace
O que está incluso?
- Transfer BH x Tabuleiro
- Transfer BH x Santo Antônio do Itambé via Serro
- Transfer Diamantina x BH
- Passeio off road no Parque Estadual do Biribiri
- Ingresso com mesa para Vesperata de Dimantina
- Transporte das bagagens extras e da estruturas de acampamento com carro de apoio e mulas cargueiras
- 1 pernoite em Pousada em Santo Antônio do Itambé
- 2 pernoites em pousada em Diamantina
- Taxas de acampamento e de entrada nos atrativos
- Alimentação completa exceto almoço (dia 10) e jantar (dias 9 e 10) do trecho 2
- Guia Montanero e guias locais
- Seguro Contra Acidentes Pessoais
- Rastreamento via satélite SPOTGen3
O não que está incluso?
- Transporte até a Belo Horizonte
- Almoço (dia 10) e jantar (dias 9 e 10) em Diamantina do trecho 2
- Despesas de hospedagem extra
- Equipamentos não mencionados no roteiro
Informações ImportantesImportante
- Belo Horizonte é a cidade base para ingressar neste roteiro
- Para quem optar apenas pelo trecho 1, previsão de chegada em BH às 20h do dia 4
- Para quem optar apenas pelo trecho 2, saída de BH às 6h do dia 5
- Previsão de chegada em BH as 14h do ultimo dia do roteiro completo
- Para os que vierem de avião chegada em BH na véspera da expedição. Local de encontro a combinar sendo possível buscar nos hotéis próximos ao aeroporto.
- Obrigatório apresentar Certificado de Vacinação de Coid-19 ou Teste PCR realizado até 72h antes da data da expedição.
- Recomendamos tomar vacina contra febre amarela 10 dias antes da expedição.
- A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança que possam comprometer a integridade física do grupo.
- Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.
INVESTIMENTO E FORMAS DE PAGAMENTO
Valor sob consulta.
Condições sob consulta.
Informações Adicionais da Expedição
Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, de acordo com a deliberação normativa no 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, a MONTANERO fará devolução conforme condições abaixo:
- Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor pago antecipadamente;
- Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor pago antecipadamente;
- Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor pago antecipadamente;
- Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução.
O uso de equipamentos adequados é parte fundamental para o sucesso da Expedição! Siga o checklist de itens obrigatórios e nos informe qualquer dúvida. O equipamento será checado pelos guias antes de cada partida. Consulte sobre o aluguel de equipamentos e para orientações para compras.
MOCHILA
Mochila pequena de 20L suficiente para carregar lanche, água, casaco, lanterna e acessórios pessoais.
VESTUÁRIO
2 camisetas de manga longa de poliamida (Dry) ou poliéster. Se for de manga curta é indicado usar um par de manguito
1 blusa de fleece, de pluma ou similar (camada intermediária de aquecimento)
1 jaqueta Anorak tipo goretex com capuz (resistente a água e corta vento)
1 calça para trekking cargo ou legging
1 Segunda pele térmica (calça e blusa) – para dormir
1 boné ou chapéu ou viseira para proteção solar
1 gorro e/ou bandanas para proteção da cabeça, rosto e pescoço
1 roupa de banho
1 óculos escuro
CALÇADOS
Bota de trekking amaciada e com solado aderente
2 meias média para caminhadas (de preferência com tecnologia “CoolMax”)
1 par de chinelo ou papete
SISTEMA DE DORMIR
1 saco de dormir temperatura conforto 0°C (opção de usar um liner de aquecimento extra que aumenta a temperatura do saco de dormir).
1 isolante térmico. Em caso de isolante inflável indicado Fator R acima de 3.0 (faça alguns testes antes de usá-lo colocar um isolante de eva fino por baixo ajuda a evitar furos)
Barraca dupla incluída no pacote da expedição.
ACESSÓRIOS
1 lanterna de cabeça com pilha extra
1 bastão ou 2 pra quem preferir
1 kit utensílios de cozinha (prato, talheres, copo ou caneca e canivete)
Saco estanque para acondicionar a roupa e eletrônicos em caso de chuva
Kit de medicamentos particulares (de uso continuo ou que tem costume de usar)
kit de higiene pessoal (de preferência biodegradáveis)
OUTRAS SUGESTÕES
protetor solar
repelente contra insetos
pastilhas de Clorin
Polaina
Álcool em gel para limpar as mãos
Hipoglós ou vaselina para possíveis assaduras
Barrinhas de cereal, frutas secas, castanhas, chocolate ou similar para reposição das energias durante a caminhada
Aeroporto mais próximo: Aeroporto Internacional Tancredo Neves / Belo Horizonte / Confins
Ônibus:
SP x BH – Viação Cometa 8 hs de viagem – https://www.viacaocometa.com.br/
RJ x BH – Viação Útil 7:00 hs de viagem – https://util.com.br/
DF x BH – Expresso União 11:00 hs de viagem – https://www.expressouniao.com.br/
Carro:
SP x BH: 580km pela BR-381 (Fernão Dias) 8hs aproximadamente de viagem
RJ x BH: 440km pela BR-040 7hs aproximadamente de viagem