MENU

TransMantiqueira

Trecho: Altos da Mantiqueira

Mantiqueira

DISPONÍVEL POR AGENDAMENTO

EU QUERO!

A Expedição

MARINS-ITAGUARÉ | SERRA FINA | ITATIAIA-MAROMBA.

TransMantiqueira é a trilha de longo curso com o maior desnível acumulado do Brasil. Seu trajeto corta a serra da Mantiqueira de oeste a leste, com planos de chegar a mais de 1.200 km de extensão, cruzando os estados de São Paulo e Minas Gerais.

O trecho escolhido para esta edição especial de 10 Anos da Montanero não poderia ser outro, as Terras Altas da Mantiqueira – uma conexão de três grandes travessias de montanha. E para melhorar, você pode escolher se quer participar de 1, 2 ou das 3 travessias em sequencia:

Marins-Itaguaré (2 dias) é uma clássica travessia de montanha que liga o Pico dos Marins (2.420m) ao Pico Itaguaré (2.308m), considerada uma das mais técnicas da Mantiqueira devido a dinâmica que exige dos montanhistas. Suas cristas são de pedras empilhadas, o que deixa claro várias fendas. Em alguns pontos é necessário tirar a mochila pra fazer um trepa pedra, passar por algum buraco ou mesmo usar cordas para garantir a segurança.

17km +1426/ -1380m

A Serra Fina (3 dias) já vem se consolidando como uma das principais travessias de montanha no Brasil. E não é por menos, com mais de 2mil metros de desnível acumulado, o ambiente hostil com noites frias e dias quentes aumentam o desafio de transpor suas cristas. Situada na tríplice divisa entre os estados de MG, SP e RJ, sustenta longos trechos de trekking próximos da cota de 2.500m, incluindo a Pedra da Mina, 4° pico mais alto do país com 2.798m de altitude.

28km +2375/ -2370m

A Travessia Itatiaia-Maromba via Serra Negra (3 dias) começa na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, e segue até à Vila da Maromba, divisa de Minas Gerais com o Rio de Janeiro. A tradicional rota Serra Negra foi especialmente formatada em 3 dias para possibilitar a conquista do Pico Serra Negra (2.572m), um cume pouco explorado pelos roteiros convencionais. Teremos como base para os dois pernoites da travessia a pousada de uma atenciosa família mineira do vilarejo Matão que nos oferece uma farta gastronomia caseira. Durante a travessia destacam-se visuais incríveis com diferentes perspectivas do Pico Agulhas Negras (2.791m), da Pedra do Altar (2.665m) e de outras formações rochosas consideradas raras no Brasil.

38km +1910/ -3040m

A proposta inclui guias carregadores para auxiliar o porteio dos equipamentos de camping e suprimentos para a permanência na montanha. E ainda, todo o cardápio para uma alimentação funcional, logística operacional e tomada de decisão durante a travessia continua sendo um serviço diferenciado oferecido pela nossa equipe de guias especializados.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Território

Território

Mantiqueira

Formato

Fast-trek / Cargueira
Duração

Duração / Distância

9 dias / 83 km
Acomodação

Acomodações

Acampamento Selvagem / Camping / Hostel / Quarto coletivo
Altimetria

Dificuldade Técnica Caminhos com obstáculos que podem exigir saltos ou a utilização das mãos até I Sup. - graduação UIAA para escalada ou progressão vertical. (ABNT NBR 15505-2:2008 ESCALA DE 1 À 5

4 - percurso com obstáculos
Altimetria

Esforço Físico Refere-se à quantidade de esforço físico requerido para cumprir o percurso, levando em conta extensão e desníveis (subidas e descidas), considerando um cliente comum (ABNT NBR 15505-2:2008) ESCALA DE 1 À 5

4 - esforço intenso

Itinerário

DIA 1: Chegada em Cruzeiro/SP

DIA 1:

14:00h – Check-in liberado no Hostel Sítio da Coruja

19:00h – Briefing sobre a logística operacional, apresentação da equipe e participantes e conferência dos equipamentos individuais. Entrega dos brindes comemorativos 10 Anos.

20:30h – Jantar e separação das bagagens para a expedição

*transfer rodoviária x hostel sob agendamento (não incluído)

DIA 2: Pico dos Marins (2.420m)

DIA 2:

Após café da manhã, transfer de aproximadamente 1h30mim até o inicio da trilha. Faremos a subida do Pico dos Marins (2.420m) pela rota tradicional, passando pelo morro do careca e ingressando nas rampas de pedra da montanha. Neste mesmo dia faremos o ataque ao cume e passaremos a noite no campo mais alto se as condições climáticas favorecerem. Pernoite em barracas e jantar.

  • DISTÂNCIA: 7 km
  • ALTIMETRIA: +900/ -200m
  • ACOMODAÇÃO: camping Pico dos Marins

DIA 3: Pico do Itaguaré (2.308m)

DIA 3:

O desafio do dia é transpor toda crista que faz a ligação com o gigante Itaguaré, com visuais incríveis, de um lado o estado de SP, do outro o mar de morros de Minas Gerais. A trilha é literalmente uma escalaminhada que exige bastante desenvoltura dos integrantes e o máximo de cautela em alguns pontos de passagens técnicas com maior exposição.

O ataque ao cume do Itaguaré vai depender da dinâmica do grupo. Apesar da curta distância para alcançar o cume, o acesso tem subidas de forte inclinação. Em seguida iniciaremos a descida da montanha por dentro de uma grande canaleta até perdermos altitude por dentro da mata e chegarmos ao final a primeira travessia da expedição. Transfer para pousada em Passa Quatro/MG.

  • DISTÂNCIA: 10 km
  • ALTIMETRIA: +526/ -1.180m
  • ACOMODAÇÃO: Pousada em Passa Quatro/ quarto coletivo

DIA 4: Base Pedra da Mina (2.798m)

DIA 4:

Após café da manhã, transfer de 1h aproximadamente até o início da trilha na Toca do Lobo. Logo de cara a Serra Fina já apresenta seu cartão de visita, a dura subida para alcançar o Alto Capim Amarelo, exigindo muito esforço dos trekkers para vencer os quase mil metros de desnível e virar seu cume a 2.392m de altitude. Após uma parada para reforçado lanche de trilha, a caminhada continua com a subida da crista do Melano, dropando suas cumeadas até chegarmos à base na face oeste da Pedra da Mina. Faremos o acampamento na base para no dia seguinte fazer o ataque ao 4° mais alto pico do Brasil com 2.798m de altitude. Do alto de toda a Serra da Mantiqueira teremos o privilégio de contemplar o nascer do sol e visuais de 360° que impressionam pela imensidão do horizonte. Pernoite em Barracas, jantar quente.

  • DISTÂNCIA: 11 km
  • ALTIMETRIA: +1.490/ -520m
  • ACOMODAÇÃO: camping Água Vermelha

DIA 5: Pico 3 Estados (2.665m)

DIA 5:

Faremos o ataque ao cume da Pedra da Mina ainda de madrugada, uma ascensão rápida com pouco mais de 1km para chegar a tempo de tomar um café da manhã vendo o por do sol do ponto mais alta de toda a Serra da Mantiqueira. Em seguida o rota segue pelos labirintos formados pela densa vegetação do Vale do Ruah, último ponto de abastecimento de água até o final da travessia. Seguiremos por trechos de escalaminhada até o topo da crista do Cupim de Boi, de onde se tem visão privilegiada das pitorescas formações rochosas do Parque Nacional do Itatiaia, entre elas a Serra das Prateleiras, o Pico das Agulhas Negras e o Morro do Couto. A nossa jornada tem pela frente ainda conquista de mais um cume de forte expressão, o Pico dos 3 Estados (2.665m), que reúne três cristas distintas que formam a tríplice divisa entre MG, SP e RJ. Pernoite em Barracas, jantar quente.

  • DISTÂNCIA: 7 km
  • ALTIMETRIA: +655/ -530m
  • ACOMODAÇÃO: camping Pico 3 estados

DIA 6: Alto dos Ivos (2.424m)

DIA 6:

Amanhecer no Pico dos 3 Estados é sempre uma surpresa, exceto pela certeza de fortes correntes de vento que nos despertam para o último dia de travessia da Serra Fina. Após o café e desfazer o acampamento, é hora de marchar pelo Alto dos Ivos, sem aclives tão acentuados e longos como os dias anteriores. Ainda sim o trajeto nos reserva muita passagem pelas cristas, mata e campos de altitude. O trecho final é uma longa descido mais de 1.300m de perda de elevação até chegar ao final da trilha, onde o transfer estará a nossa espera para nos levar até a nossa próxima base, dessa vez com banho quente, cama e bebidas para uma boa recuperação.

  • DISTÂNCIA: 10 km
  • ALTIMETRIA: +230/ -1.320m
  • ACOMODAÇÃO: Hostel em Itamonte / quarto coletivo

DIA 7: Itatiaia x Serra Negra

DIA 7:

Após café da manhã iremos sentido Parque Nacional do Itatiaia, transfer de aproximadamente 1h até o início da trilha. A caminhada já começa à 2400m de altitude, na parte alta do PARNA. Durante o percurso predomina descida sentido cachoeira do Rio Aiuruoca, rio que tem uma das nascentes mais altas do Brasil. Cachoeiras, bosques de araucária e paredões de rocha serão nossa companhia por todo dia até cruzarmos a Cabana do Caçador que já estará próxima a nossa primeira parada no vilarejo do Matão. Pernoite na pousada em acomodações coletivas e jantar.

  • DISTÂNCIA: 18 km
  • ALTIMETRIA: +570/ -1.290m
  • ACOMODAÇÃO: Pousada Serra Negra / quarto coletivo

DIA 8: Pico Serra Negra (2.572m)

DIA 8:

O segundo dia é reservado para subir o Pico da Serra Negra, assim chamado pelos nativos, uma montanha de forte expressão com 2.572m de altitude. Local pouco pisado e de visual incrível, de onde se tem a visão das montanhas do PARNA em perspectivas completamente diferentes. Descida pela mesma rota, acomodação na Pousada e jantar.

  • DISTÂNCIA: 10 km
  • ALTIMETRIA: +850/ -850m
  • ACOMODAÇÃO: Pousada Serra Negra / quarto coletivo

DIA 9: Serra Negra x Maromba/RJ

DIA 9:

Após café da manhã continuaremos nossa Travessia sentido à Vila da Maromba. Uma forte subida marca o primeiro trecho que é conhecido pelos locais de mata cavalo, alcançando novamente os campos de altitude, cenário incrível com imensos altiplanos a mais de 2500 metros de altitude, margeando o Vale do Gigante e o maciço do Agulhas Negras na vertente Leste do Parque. A segunda etapa desse dia consiste em uma descida por trilhas muito antigas usadas por tropeiros para o comércio de mercadorias da época. Chegando em Maromba uma pousada estará a nossa disposição pra quem quiser tomar banho e trocar de roupa. Almoço em Maromba e transfer fretado para a Rodoviária de Resende* ou de volta para Cruzeiro/SP.

  • DISTÂNCIA: 10 km
  • ALTIMETRIA: +490/ -900m
  • ACOMODAÇÃO: Pousada Serra Negra / quarto coletivo

*Para os que vierem de ônibus retorno pela rodoviária de Resende à partir das 19h.

DESTAQUES

3 Travessias em 1: realização de três das principais travessias da TransMantiqueira: Marins-Itaguaré, Serra Fina e Itatiaia-Maromba via Serra Negra.

Você pode escolher se quer participar de 1, 2 ou das 3 travessias em sequencia

Vivência de uma autêntica expedição de montanha pelo trecho mais cobiçado da Trilha TransMantiqueira.

Formato Leave No Trace com grupos de tamanho reduzido e conduta de mínimo impacto

Ascensão ao Pico dos Marins (2.420m), Alto do Capim Amarelo (2.392m), Pedra da Mina (2.798m), Três Estrados (2.665m) e Serra Negra (2.572m). Opcional: Pico do Itaguaré (2.308m)

3 pernoites em acampamento selvagem – incluso barraca e preparo das refeições.
Serviço de carregadores incluído.

5 pernoites em hostel/pousadas antes e depois de cada travessia para reabastecimento, troca de bagagens e melhor recuperação física.

Carro de apoio 4×4 para transição e transporte de bagagens entre cada travessia

Contemplação das principais formações rochosas e picos da parte alta do Parque Nacional do Itatiaia: Agulhas Negras, Prateleiras, Asa de Hermes, Pedra do Altar e Ovos da Galinha

Guias Montanero com grande experiência nas travessias da Mantiqueira

Uso preferencial pelos produtos artesanais, de produção familiar, alimentos integrais e orgânicos, serviços e mão de obra locais.

O que está incluso?

  • Camisa 10 Anos Montanero
  • 5 pernoites em hostel/pousada com café da manhã (quarto coletivo)
  • 3 pernoites em camping selvagem
  • Taxas de entrada e camping em cada atrativo
  • Transfer in-out montanha em veículo 4x4
  • Carro de apoio 4x4 para transição e transporte de bagagens entre cada travessia
  • Barracas duplas para pernoite. Opcional barracas individuais.
  • Guias carregadores para porteio dos equipamentos de camping e alimentação coletiva
  • Guias Montanero especializados na Mantiqueira
  • Alimentação integral na montanha - café, almoço e jantar quente
  • Jantar da noite de véspera
  • Equipamentos de cozinha de camping
  • Equipamentos de segurança
  • Quarto em pousada para banho no final da expedição
  • Seguro contra Acidentes Pessoais
  • Rastreamento via satélite SPOTGen3

O não que está incluso?

  • Transporte até a cidade base: Cruzeiro/SP
  • Despesas de hospedagem extra
  • Almoço do último dia
  • Isolante, saco de dormir e equipamentos não mencionados no roteiro

Informações ImportantesImportante

  • Passagem de ônibus de volta a partir das 19hs do último dia.
  • Chegada em Cruzeiro no dia anterior ao início da travessia (pernoite e jantar de véspera incluído).
  • Quem optar em fazer apenas um dos trechos se atentar para o ponto de encontro: Trecho 1 (Cruzeiro/SP); Trecho 2 (Passa Quatro/MG) e Trecho 3 (Itamonte/MG)
  • O cliente deverá ter em sua mochila recipiente de no mínimo 2 litros para carregar sua água de consumo diário; também irá carregar equipamentos e acessórios individuais e alimentação de consumo individual.
  • Inclui guias carregadores responsáveis somente pelo porteio das barracas e alimentação de consumo coletivo.
  • Recomendamos vacina contra febre amarela 10 dias antes da expedição e de Covid-19
  • A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança que possam comprometer a integridade física do grupo.
  • Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.

INVESTIMENTO E FORMAS DE PAGAMENTO

Valor sob consulta.

Condições sob consulta.

EU QUERO!

Informações Adicionais da Expedição

Como Chegar Condições de Cancelamento Checklist da Expedição

Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, a MONTANERO fará devolução conforme condições abaixo:
> Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total;
> Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total;
> Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total;
> Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução.

O uso de equipamentos adequados é parte fundamental para o sucesso da Expedição! Siga o checklist de itens obrigatórios e nos informe qualquer dúvida. O equipamento será checado pelos guias antes de cada partida. Consulte sobre o aluguel de equipamentos e para orientações para compras.

MOCHILA

mochila cargueira de 50 à 70L (suficiente para carregar saco de dormir, roupas, lanche, água, acessórios pessoais e para compartir estrutura coletiva de barraca, comida e água).

VESTUÁRIO

2 camisetas de manga longa de poliamida (Dry) ou poliéster. Se for de manga curta é indicado usar um par de manguito
1 blusa de fleece, de pluma ou similar (camada intermediária de aquecimento)
1 jaqueta Anorak tipo goretex com capuz (resistente a água e corta vento)
1 calça para trekking cargo ou legging
1 Segunda pele térmica (calça e blusa) – para dormir
1 boné ou chapéu ou viseira para proteção solar
1 gorro e/ou bandanas para proteção da cabeça, rosto e pescoço
1 óculos escuro

CALÇADOS

Bota de trekking amaciada e com solado aderente
2 meias média para caminhadas (de preferência com tecnologia “CoolMax”)
1 par de chinelo ou papete

SISTEMA DE DORMIR

1 saco de dormir temperatura conforto 0°C (pção de usar um liner de aquecimento extra que aumenta a temperatura do saco de dormir).
1 isolante térmico. Em caso de isolante inflável indicado Fator R acima de 3.0 (faça alguns testes antes de usá-lo colocar um isolante de eva fino por baixo ajuda a evitar furos)
Barraca dupla incluída no pacote da expedição. Barraca single opcional.

ACESSÓRIOS

Recipiente para até 4L de água (carga máxima não será usada o tempo todo)
1 lanterna de cabeça com pilha extra
1 bastão ou 2 pra quem preferir
1 kit utensílios de cozinha (prato, talheres, copo ou caneca e canivete)
Saco estanque para acondicionar a roupa e eletrônicos em caso de chuva
Kit de medicamentos particulares (de uso continuo ou que tem costume de usar)
kit de higiene pessoal (de preferência biodegradáveis)

OUTRAS SUGESTÕES

protetor solar
repelente contra insetos
pastilhas de Clorin
Polaina
Álcool em gel para limpar as mãos
Hipoglós ou vaselina para possíveis assaduras
Barrinhas de cereal, frutas secas, castanhas, chocolate ou similar para reposição das energias durante a caminhada

Aeroporto mais próximo: São Paulo ou Rio de Janeiro

Ônibus:

SP x Cruzeiro/SP – Viação Pássaro Marrom 3:30 a 4:00 hs de viagem – https://www.passaromarron.com.br/

SP x Itanhandu/MG – Viação Cometa 5:00 hs de viagem – https://www.viacaocometa.com.br/

RJ x Cruzeiro/SP – Viação Cidade do Aço 4:30 de viagem – https://www.cidadedoaco.com.br/

BH x Cruzeiro/SP – Viação Útil 9:00 hs de viagem – https://util.com.br/

Carro:

SP x Cruzeiro/SP: 230km pela BR-116 (via Dutra) 3hs aproximadamente de viagem

RJ x Cruzeiro/SP: 230km pela BR-116 (via Dutra) 3hs aproximadamente de viagem

BH x Cruzeiro/SP: 470km pela BR-381 (Fernão Dias) e depois BR-267 e BR-354, 7hs aproximadamente de viagem

WhatsApp