A Expedição
Trilha Salkantay está entre as 25 melhores trilhas do mundo, pela revista National Geographic Adventure Travel.
O roteiro começa em Cusco, a capital do Império Inca, onde é necessário alguns dias para aclimatação, antes de iniciarmos a trilha Salkantay, uma rota alternativa e menos visitada até Machu Picchu. A Cordilheira de Vilcabamba, onde está o maciço nevado de Salkantay, tem inúmeros picos nevados altos, como Tucarhuay (5.910 m), a Veronica (5.682 metros) e Huacayhuilca (5.361 m), entre outros. Todos eles são visíveis a partir da área Phuyupatamarca durante a Trilha Salkantay para Machu Picchu.
Serão 5 dias de duração, ultrapassando 70 km de distância com destaque para o Paso Salkantay, o ponto mais alto da rota, atingindo 4.600 metros acima do nível do mar, passando também pela impressionante lagoa Humantay, além da diversidade de paisagens a medida que avançamos pelos campos andinos até chegar a floresta nebulosa da selva peruana.
Os locais de pernoite são um diferencial a parte. Durante a travessia ficaremos em acomodações conceituais em total harmonia com a natureza: SKY CAMP (iglus com tetos de vidro); MOUNTAIN SKY VIEW (cabanas com banhos privativos e vista panorâmica); e os JUNGLE DOMES (domos geodésicos integrados ao ambiente de selva).
As refeições também são um diferencial desse roteiro, oferecendo o melhor da culinária local, sempre acompanhada de uma variedade de legumes da estação, variedade de cereais, pães frescos, truta, frango e ovos. A água servida é devidamente fervida para beber e para o café da manhã, almoço e jantar, e também para beber durante as caminhadas.
Toda a bagagem extra será transportada pela tropa de cavalos e mulas de carga, sendo necessário usar apenas uma mochila de pequena para levar os acessórios pessoais de cada dia.
E na chegada em Aguas Calientes teremos um hotel confortável para descansar da longa travessia antes do dia tão esperado para conhecer o complexo arqueológico de Machu Picchu. Após a visita a um dos circuitos, temos a opção de subir a Montanha Huayna Picchu (2.720 m) ou à Montanha Machu Picchu (3.000 m).
Quando um fazendeiro peruano mostrou este lugar em 1911 a Hiram Bingham, explorador e político norteamericano, Machu Picchu estava quase irreconhecível, coberta de vegetação densa e em estado de abandono. Desde então, a cidadela Inca passou por um longo processo de restauração e foi declarada Patrimônio Natural e Cultural Mundial pela Unesco em 1983, além de ser considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Território
AndesFormato
Sem CargueiraDuração / Distância
5 dias / 75 kmAcomodações
EcolodgeDificuldade Técnica Percurso por trilhas com obstáculos ou degraus irregulares, de tamanho, altura e inclinação diferentes. Percurso fora de trilhas e por terrenos irregulares. Travessias de áreas pedregosas ou com afloramentos rochosos (lajes de pedras). Trechos de pedras soltas, pedreiras instáveis, raízes muito expostas, areões ou grandes erosões. (ABNT NBR 15505-2:2008) ESCALA DE 1 À 5
Esforço Físico Refere-se à quantidade de esforço físico requerido para cumprir o percurso, levando em conta extensão e desníveis (subidas e descidas), considerando um cliente comum (ABNT NBR 15505-2:2008) ESCALA DE 1 À 5
Itinerário
DIA 1: Cusco - Soraypampa - Laguna Humantay
O dia começa cedo com o nosso transfer privativo saindo do hotel por volta das 4h. O transporte inclui cobertores para quem quiser dormir um pouco mais durante a viagem de aproximadamente 2h até em Mollepata, onde faremos uma breve parada para café da manhã (opcional). Depois seguimos em direção a Challacancha, ponto de partida da trilha Salkantay.
Antes de iniciar a caminhada, vamos conhecer os cozinheiros e tropeiros que irão nos acompanhar durante nossa jornada; oportunidade também de revisar uma última vez a bagagem que será despachada. O início da caminhada é relativamente plano com leve subida através de um profundo vale glaciar, acompanhando um antigo canal de água Inca restaurado, que os agricultores locais hoje continuam usando.
São 3h até Soraypampa (3.900 m), onde será servido o nosso primeiro almoço nas montanhas. Depois de uma pequeno descanso, faremos uma caminhada de 3km (bate e volta) até a famosa lagoa Humantay (4.200 m), avançando devagar nesta altitude. Poucos lugares nos Andes são tão impressionantes quanto as águas turquesa que brilha contra a geleira Humantay.
Ao retornar a Soraypampa, vamos desfrutar de um delicioso e merecido jantar na companhia do pôr do sol. Depois, é só descansar nos exclusivos iglus Sky Camp, com teto de vidro sob o céu de estrelas e estrategicamente posicionado com a vista para o Apu Salkantay.
» Acomodação: Sky Camp (2 pessoas por iglu)
» Refeições: Almoço e Jantar
» Dificuldade: Moderada
» Distância: 10 km
» Duração: 5 – 6 horas
» Altitude mínimo/máxima: 3.800 m /4.200m
DIA 2: Soraypampa - Chaullay - Collpapampa
O dia começa com os primeiros raios de sol com a vista do Apu Salkantay de dentro do seu Sky Camp enquanto saboreia um energizante chá de coca. Em seguida, será servido um nutritivo café da manhã antes de iniciar a viagem de 7 km de aproximadamente 3 horas até o ponto mais alto do percurso, o Abra Salkantay (4.630 m). É uma subida difícil pela “estrada das 7 cobras”, assim chamada pelo seu caminho sinuoso.
Do topo se tem a mais magnífica vista dos vales circundantes, bem como da montanha Salkantay, localizada bem à nossa frente (6.271 m), que é a segunda mais alta da região de Cusco, considerado um Apu (Deus Inca). Também é possível ver as montanhas Humantay, Tucarhuay e Pumasillo. Depois de apreciar a vista e descansar, começaremos a descer um trilha rochosa e íngreme (7 km) até nosso ponto de almoço em Huayracmachay (3.850 m).
Após 0 almoço seguiremos pela margem da floresta tropical, também conhecida como “floresta nublada”, uma transição surpreendente da vegetação dos Andes à Amazônia, com paisagens mais coloridas, fauna endêmica, plantas nativas e o clima muito mais quente. Este trecho tem uma distância de 9,7 km e dura aproximadamente 3 horas. Nosso destino é o vilarejo de Collpapampa, onde teremos um farto jantar antes de relaxar em nosso exclusivo Mountain Sky View.
» Acomodação: Mountain Sky View (2 pessoas por cabana)
» Refeições: café da manhã, almoço e Jantar
» Dificuldade: Intenso
» Distância: 22 km
» Duração: 10 horas
» Altitude mínimo/máxima: 2.900 m /4.630m
DIA 3: Collpapampa - Lucmabamba
Hoje o dia começa por volta das 6h com um chá quente e café da manhã antes de sair do acampamento. A caminhada inicial segue o vale de Santa Teresa e passa pela pequena vila de Collpapampa, mergulhando na paisagem exuberante de rios, cachoeiras, orquídeas e plantações diversas de banana, café e abacate. Com sorte temos a chance de ver a ave nacional do Peru, o “Gallito de las Rocas”
O nosso primeiro destino é La Playa, onde teremos um almoço antes de seguirmos mais um hora de caminhada até Lucmabamba (2.000 m), local no nosso próximo pernoite. Pela tarde, tempo livre para explorar os arredores tropicais e visitar uma fazenda de café orgânico, muito especial para os amantes desta bebida, além de visitar plantações de abacate e laranja. Esta é a principal indústria agrícola da selva que exporta produtos para os Estados Unidos, Ásia e toda a Europa.
Depois do jantar, é claro, mais uma noite em um de nossos acampamentos exclusivos, o Jungle Domes, em perfeita harmonia com os sons de Pachamama – a Mãe Terra.
» Acomodação: Jungle Domes (2 pessoas por iglu)
» Refeições: café da manhã, almoço e Jantar
» Dificuldade: Moderada
» Distância: 18 km
» Duração: 5 – 6 horas
» Altitude mínimo/máxima: 2.000 m /2.950 m
DIA 4: Lucmabamba - Aguas Calientes
Depois de um café da manhã reforçado, faremos nosso ultimo dia de caminhada acessando um trecho da rota original e mundialmente famosa Trilha Inca. Depois de subir por 2 horas e apreciar vistas fascinantes do Vale de Santa Teresa, chegaremos a Llactapata (2.700 m), o primeiro sítio arqueológico inca que vamos conhecer, localizado bem em frente a Machu Picchu. A partir daqui o nosso guia local passa dar ênfase aos mistérios dessa cultura milenar.
O caminho segue por ladeira abaixo por uma hora e meia, onde teremos a oportunidade de ver ao longo do caminho a cidadela inca, Machu Picchu, aumentando ainda mais a expectativa do dia seguinte. A parada para almoço é em Aobamba, antes de continuar a caminhada até a Hidroeléctrica (1.800 m), um dos lugares mais impressionantes deste trecho com sua cachoeira artificial de 250 metros de altura, que gera energia elétrica para toda a cidade de Cusco.
A partir da Hidroeléctrica, cada participante pode escolher em pegar o trem até Aguas Calientes (não incluído); ou fazer o último trecho da travessia seguindo os trilhos da ferrovia por cerca de três horas desfrutando do ambiente acolhedor da selva. Ao longo do caminho, avistamos a Intihuatana, uma rocha antiga que os Incas usavam como relógio de sol e que funcionava em conjunto com a pedra do relógio de sol de Machu Picchu. Foi usado para medir e ler o solstício de inverno, que significou o início da temporada agrícola para os Incas.
Chegando em Aguas Calientes teremos um jantar em restaurante exclusivo para o nosso grupo e a última noite, dessa vez em um confortável hotel para um descanso merecido antes do dia tão esperado para conhecer a impressionate cidadela Inca: Machu Picchu.
» Acomodação: Hotel (2 pessoas por apartamento)
» Refeições:café da manhã, almoço e Jantar
» Dificuldade: Intenso
» Distância: 25 km
» Duração: 8 – 9 horas
» Altitude mínimo/máxima: 1.800 m /2.800 m
DIA 5: Aguas Calientes - Machu Picchu - Ollantaytambo - Cusco
Hoje é o dia tão esperado de toda a travessia, visitar Machu Picchu, uma das sete maravilhas do mundo e Património da Humanidade pela UNESCO. O despertar é bem cedo para evitar as multidões e aproveitar a serenidade do lugar à luz da manhã. Chegando na cidadela Inca, faremos uma visita guiada de aproximadamente 2 horas pelos setores mais relevantes deste incrível sítio arqueológico, com casas, templos, terraços, campos de cultivo, entre outros. Os Incas impressionam pela inteligência usada nos trabalhos de engenharia, muito à frente de seu tempo e que permanece até hoje como um mistério em muitos aspectos. Os Incas não tinham as ferramentas que usamos atualmente e ainda assim conseguiram construir e organizar a sua comunidade na encosta de uma montanha e até criar um sistema de água com aquedutos e canais. Retornamos para Aguas Calientes a tempo de almoçar antes de embarcar no trem para Ollantaytambo, onde nosso transporte privativo continua por estrada de volta para Cusco.
EXTRA: Após a visita guiada, existe a opção de subir a Montanha Huayna Picchu (2.720 m) ou à Montanha Machu Picchu (3.000 m). Essas caminhadas duram 2 horas e 3 horas para subir e descer, respectivamente (os ingressos devem ser reservados com antecedência).
» Acomodação: hotel em Cusco (não incluso)
» Refeições: café da manhã
» Dificuldade: fácil
MONTANHAS OPCIONAIS
» Dificuldade: moderado a intenso
» Montanha Machu Picchu: 2 – 3 horas / altitude 3.000 m
» Montanha Huayna Picchu: 2 horas / altitude 32.720 m
DESTAQUES
A rota Salkantay é considerada um dos 25 melhores trekking no mundo, segundo a revista National Geographic Adventure Travel
A trilha Salkantay é a rota menos frequentado por turistas.
Acampamento exclusivo para o nosso grupo em lodges duplos/casal com as melhores vistas das montanhas da região
Rota inclui visita a Lagoa Humantay e o passo de 3333m da montanha Salkantay, além de cachoeiras, geleiras, vales coloridos, florestas nubladas e vida selvagem únicas.
Visita a antiga cidadela Inca de Machu Picchu com opção de fazer a Montanha Wyna Pichu
Trekking sem peso (sem mochila cargueira) com apoio de mulas cargueiras para transporte das bagagens
Cardápio tradicional, vegetariano e vegano com uso preferencial de alimentos integrais, orgânicos e de produção local e familiar
Sistema de comunicação via rádio e rastreamento via satélite
O que está incluso?
- Traslado do hotel em Cusco até Challacancha, ponto de partida da caminhada (Dia 1)
- Bilhete de ônibus só de ida de Aguas Calientes para Machu Picchu (Dia 5). Bilhete de volta opcional
- Bilhete de trem de Aguas Calientes para Ollantaytambo (Dia 5) - PeruRail
- Transporte da estação ferroviária de Ollantaytambo até o hotel em Cusco
- Transporte de bagagens de até 7kg nos dias 1, 2 e 3 pela tropa de cavalos
- Bolsa de lona para despachar seus pertences pessoais de até no máximo 7 kg (o peso inclui o saco de dormir)
- Bilhete de entrada para a Trilha Salkantay
- Bilhete de entrada ao sítio arqueológico de Machu Picchu (Circuito 2)
- Guia Local especializado na cultura Inca
- Pernoite em Lodge privativos para o grupo
- Estrutura completa para os pernoites em Lodges: salas de jantar privativas, cozinha, mesas, cadeiras e utensílios de cozinha transportados pelos cavalos.
- Transfer privativo para Chillca e de retorno a Cusco;
- 5 cafés da manhã, 4 almoços e 4 jantares
- água fervida, filtrada e fria durante a caminhada
- xícara de chá quente de coca-mate todas as manhã levadas diretamente na acomodação
- Lanches para trilha todos os dias em sacola de pano com frutas locais, biscoitos, chocolates, doces, etc
- Kit de primeiros socorros e oxigênio;
- Telefone satelital de plantão durante a viagem, disponível 24h e todos os dias.
O não que está incluso?
- Passagens aéreas e hospedagem em Cusco
- Almoço em Aguas Calientes e jantar em Cusco (dia 5)
- Trem da Hidrelétrica para Aguas Calientes (Dia 4). Opcional US$ 37.00 por pessoa
- Atividades e/ou serviços antes ou depois do início do trekking
- Despesas de ordem pessoal e equipamentos não mencionados no roteiro. Opção de alugar sacos de dormir e bastões de caminhada
- Ingresso para a montanha Huayna Picchu e montanha MAchu Picchu (US$ 60.00 por pessoa acesso de cada montanha)
- Gorjetas
- Seguro viagem
Informações ImportantesImportante
- Para participar da Trilha Salkantay você precisa estar em boas condições físicas. Recomendamos uma aclimatação prévia de 3 a 4 dias em Cusco para que seu corpo reaja melhor durante o trekking, já que enfrentaremos caminhadas que cruzarão passos nas montanhas a uma altitude de 4.630 metros. É igualmente importante beber bastante água e/ou chá de coca.
- Cusco é a cidade base para ingressar neste roteiro.
- Todos os briefings são realizados às 17h do dia anterior à viagem, em local a combinar em Cusco. As reuniões duram aproximadamente 30 a 45 minutos. Caso não possa comparecer, deverá agendar outro horário.
- O roteiro deve ser pago integralmente até 2 dias antes da partida. Caso contrário, a sua reserva não será confirmada.
- Na tarde anterior ao início da caminhada, será entregue uma sacola de lona para guardar suas roupas e outros itens essenciais durante o passeio. Nossos tropeiros se encarregarão de transportá-lo e entregá-lo-ão a você na chegada a cada acampamento. É importante ressaltar que você não poderá acessar os itens da sacola até o final de cada dia. O peso máximo permitido é de 7 kg, que inclui o peso do saco de dormir, roupas e outros itens pessoais. A bolsa mede 60 x 24 x 22 cm.
- A programação poderá ser modificada a qualquer momento por motivos de condições climáticas ou de segurança que possam comprometer a integridade física do grupo.
- Caso o cliente se desligue da programação da expedição por motivos pessoais, ele arcará com toda a despesa extra de transporte, alimentação e hospedagem na cidade.
INVESTIMENTO E FORMAS DE PAGAMENTO
Valor sob consulta.
Condições sob consulta.
Informações Adicionais da Expedição
Em caso de cancelamento por iniciativa do passageiro, a MONTANERO fará devolução conforme condições abaixo:
> Cancelamento até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total;
> Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total;
> Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total;
> Cancelamento a menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução.
O uso de equipamentos adequados é parte fundamental para o sucesso da Expedição! Siga o checklist de itens obrigatórios e nos informe qualquer dúvida. O equipamento será checado pelos guias antes de cada partida. Consulte sobre o aluguel de equipamentos e para orientações para compras.
» Passaporte válido
» Dinheiro extra (solas recomendadas)
» Medicamentos pessoais
» Garrafa de água ou camelbak – (comprimidos purificantes opcionais)
» Protetor solar 70+ ou mais
» Repelente de insetos
» Produtos de cuidado pessoal
» Botas/calçados de caminhada (de preferência impermeáveis)
» Sapatos leves ou sandálias
» Calças de caminhada (*)
» Meias de caminhada
» Calças térmicas
» Shorts
» Botas impermeáveis
» Camisas de manga comprida
» Jaqueta térmica
» Jaqueta impermeável
» Poncho impermeável
» Lã ou luvas impermeáveis
» Chapéu que protege rosto e pescoço
» Gorro de lã
» Lenço de pescoço ou lustre
» Lentes com proteção UV
» Saco de dormir
» Bastão de caminhada
» Mochila média de caminhada (15 a 25 litros)
» Câmera com carregador
»Bateria extrema
» Lanches: barras energéticas, eletrólitos, nozes, géis energéticos, etc. » Fato de banho
» Toalha
» Lanterna de cabeça
A cidade base para ingressar neste roteiro é Cusco/PERU.